O conceito de sustentabilidade nunca esteve tão difundido na sociedade, principalmente no meio empresarial. Hoje, dentre as responsabilidades sociais das indústrias, está a preservação do meio ambiente.

Com a busca por soluções mais sustentáveis, a forma de conduzir projetos mudou. Na construção civil, por exemplo, já se prevê obras com maior aproveitamento de recursos naturais e materiais recicláveis. No setor de energia não é diferente. A busca por energias renováveis já é uma realidade para a maioria dos segmentos.

No artigo de hoje vamos falar sobre a influência da sustentabilidade na escolha de novas alternativas de geração de energia e como isso impacta o mercado. Confira!

 

A sustentabilidade para a energia elétrica

 

Para entendermos como a sustentabilidade se aplica na geração de energia elétrica, temos que conhecer primeiro sobre energias sustentáveis, aquela gerada a partir de fontes as quais trazem os mínimos impactos ambientais.

As fontes renováveis de energia consistem em formas de produção de energia capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo, contando com recursos que se regeneram ou que se mantêm sempre ativos. Já as fontes de energia convencionais, como o carvão e o petróleo, são finitas e esgotáveis, além de contribuírem com o efeito estufa.

O crescimento populacional e também de mercado, aumentam a necessidade do uso de energia elétrica. O Ministério de Minas e Energia prevê que no Brasil, esse crescimento fique acima de 27% entre 2019 e 2029. Com base nesse crescimento, a sustentabilidade nunca se fez tão necessária, especialmente para a geração de uma energia mais limpa. Isso contribui para o uso de novas tecnologias, como os painéis fotovoltaicos que permitem ao consumidor produzir a própria energia.

Outro fator que impulsiona a adequação a energia elétrica sustentável é o constante aumento do preço dela porque sua utilização reduz consideravelmente o valor da conta de luz. Ainda tomando como exemplo a energia solar, a economia estimada pode chegar até 95%.

Para o mercado, as novas fontes impulsionam a pesquisa na área de tecnologias e as indústrias do segmento, a favor da geração de empregos. Já para a sociedade, a preocupação com foco na sustentabilidade garantirá mais economia para a população atual e preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

 

Tipos de fontes sustentáveis

 

Com a influência da sustentabilidade no setor de energia, hoje podemos contar com diversas fontes de geração de energia renovável. Conheça a seguir suas principais utilizadas não só no Brasil, mas também por outros países.

 

Energia solar

A luz solar é uma das fontes de energia mais segura e presente em abundância para o meio ambiente. Ela pode gerar tanto luz como calor. A captação de calor pode ser aplicada para o aquecimento de água, gerando economia no funcionamento dos chuveiros elétricos. Já a luz é convertida em energia elétrica para alimentação de lâmpadas e equipamentos eletrônicos.

Na geração da energia solar, são necessários sistemas fotovoltaicos e sistemas térmicos concentrados. Os sistemas fotovoltaicos são geralmente instalados em residências, já os sistemas concentrados são destinados a projetos maiores, mantendo uma energia centralizada.

 

Energia eólica

A energia eólica é gerada por uma fonte natural também abundante, os ventos. Eles são responsáveis pela alimentação dos parques eólicos e sua força gira as pás dos aerogeradores, gerando uma energia motriz convertida em energia elétrica. Algumas propriedades podem adquirir aerogeradores de menor porte para a geração de energia eólica. Entretanto, apesar de ser uma fonte eficiente de energia limpa, não é tão utilizada.

 

Energia hídrica

A energia hídrica é gerada a partir das águas represadas de rios. Elas são liberadas por dutos e alimentam as turbinas com a força das águas. Essa energia representa 60% da matriz elétrica do Brasil, movida por grandes hidrelétricas. Sendo o país seu maior produtor.

 

Energia de biomassa

Essa energia é muito comum no Brasil, gerada com a queima de materiais orgânicos como palha de arroz, madeira, óleos vegetais e especialmente o bagaço da cana-de-açúcar. Apesar da queima emitir gases poluentes para a atmosfera, é uma energia limpa, já que a quantidade de CO₂ é absorvida pelo cultivo dos materiais geradores de energia. Isso inibe os impactos ao meio ambiente.

 

Energia oceânica

A terra possui 70% de águas oceânicas, aproveitadas para a geração de energia elétrica. E, para a energia oceânica, são utilizadas duas formas, sendo a energia maremotriz e a energia ondomotriz, também conhecida por udimotriz. No entanto, a primeira utiliza a força das marés captada por hélices submersas em linha costeiras, a segunda utiliza a força cinética das ondas, realizando a captação por diversos mecanismos.

 

Energia geotérmica

É gerada a partir do calor interno produzido pela terra, captado por usinas instaladas em locais onde o calor está mais perto da superfície. Utiliza dutos especiais que conduzem um excesso de água no subsolo, gerando vapores. Esses vapores, são conduzidos por tubos para alimentação de turbinas que se movimentam para gerar eletricidade.

 

Vantagens da sustentabilidade para a geração de energia elétrica

 

A sustentabilidade aplicada na geração de energia elétrica prevê a utilização de fontes renováveis as quais não trazem prejuízos ao meio ambiente. E, outras fontes de energia como as derivadas do petróleo e fósseis geram poluentes que contaminam a atmosfera. Além disso, as energias convencionais possuem recursos finitos e podem deixar de ser produzidas quando esses recursos acabarem.

Nota-se o quanto na natureza possuem recursos infinitos, como o sol e o vento o quais podem ser muito bem aproveitados. Um ponto interessante é poder utilizar mais de um tipo de fonte renovável de forma simultânea, como a eólica e solar.

A preocupação com o meio ambiente e aquecimento global tem sido algo recorrente. Assim, ao considerar a energia elétrica como um recurso indispensável para sociedade e para a economia, poder aliar novas alternativas para geração de energia com processos mais limpos é uma grande oportunidade de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Afinal, é de extrema importância pensar não só no presente, mas também no futuro do planeta.

 

Sustentabilidade em energia é com a Ledax

 

Logo Ledax

Fonte: Elaborada pelo autor

 

Com anos de experiência no mercado, a Ledax é especialista em soluções de energia inteligente com foco em sustentabilidade. E, suas soluções e projetos de tecnologia /inovação se faz presente a fim de garantir a preservação do meio ambiente e economia para seus clientes.

Se busca obter energia com sustentabilidade, fale com a Ledax.

 

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!