A energia elétrica é um insumo importante para qualquer indústria e seu consumo representa uma boa fatia do orçamento, principalmente com a crise hídrica pois houveram os aumentos do preço da energia.

Para vencer essa questão, muitas indústrias tem investido em fontes alternativas, não só para manter a redução de custos operacionais mas também contribuir com a sustentabilidade.

Fique conosco neste artigo e veja como as indústrias atuais estão buscando alternativas para obter energia elétrica investindo em fontes renováveis. 

Boa leitura!

O consumo de energia elétrica para a indústria

A energia elétrica faz parte de praticamente todas as rotinas operacionais da indústria. Além da iluminação do ambiente, ela também é utilizada para manter o funcionamento de máquinas e sistemas de climatização. Mensalmente, esse consumo vai se tornando um dos maiores custos do segmento e com a crise hídrica, a situação fica ainda mais complicada. Pois no Brasil, a principal fonte de energia é a fonte hidrelétrica e com a falta de chuvas, há alteração da bandeira tarifária, o que acarreta no aumento da conta de luz.

Outro ponto importante também é a questão da sustentabilidade. Hoje, a maioria das indústrias trabalham com foco na preservação do meio ambiente. Com a diminuição dos recursos hídricos, o governo tende a adquirir energia de usinas térmicas as quais funcionam com combustíveis fósseis, geralmente derivados do petróleo. Ela por sua vez, gera gases poluentes para a atmosfera e aumentam o efeito estufa. Logo, para uma indústria orientada a sustentabilidade, essa não é uma alternativa favorável.

A solução que muitas empresas tem tomado é investir em fonte renováveis. Apesar desse investimento gerar retorno de médio a longo prazo, é uma opção inteligente para aquelas que trabalham com foco no futuro e não só para resolver o problema atual. Esse investimento garante diversos benefícios, além de favorecer um novo segmento de mercado e ser sustentável.

Continue sua leitura e veja a importância desse investimento para seu empreendimento.

A importância de novas fontes de energia elétrica para a indústria

Estima-se que o consumo de energia elétrica na indústria é de, aproximadamente, 40% do custo operacional e boa parte dele é proveniente de meios não sustentáveis, causando impactos ambientais.

Mesmo que o retorno do investimento não seja imediato, optar por fonte de energia renovável é uma excelente alternativa para a operação, já que possibilita diversas vantagens tais como:

  • Produção da própria energia, sem incidência de bandeiras tarifárias ou reajustes pelas concessionárias;
  • Sustentabilidade, contribuição para a preservação do meio ambiente e da saúde pública;
  • Fortalecimento da imagem da empresa por suas iniciativas sustentáveis com foco na eficiência energética;
  • Utilização de fontes de energia elétrica renováveis e limpas;
  • Economia no consumo de energia;

Outro fator interessante para o investimento da indústria em energia elétrica sustentável é o mercado livre energia, o qual possibilita o consumidor adquiri-la diretamente do fornecedor com a negociação das suas condições.

Com base no princípio dos 3Ds da energia, as fontes alternativas vão garantir o processo de descarbonização com uma visão de diminuição da emissão de carbono na atmosfera.

No Brasil já existem métodos para facilitar o fornecimento de energia renovável a fim de incentivar indústrias a adotarem o uso de energia limpa. Os principais são:

  • ENGIE-RECs: firma contratos de fornecimento de energia renovável no mercado livre de energia garantindo a origem da geração por meios renováveis;
  • I-REC: certificados de energia renovável que comprovam a origem da geração;
  • Créditos de carbono: a partir de projetos de energia elétrica renovável que permite a indústrias compensarem até 100% da emissão de carbono;

Fontes de energia elétrica renováveis utilizadas pelas indústrias

Já conhecendo suas diversas vantagens, as indústrias modernas já investem em fontes que garantem energia limpa e sustentável. Vejas as principais fontes de energia elétrica renovável utilizada pela indústria:

  • Biomassa:

A biomassa é gerada pela queima de matéria orgânica não fóssil, pois utiliza materiais descartados os quais iriam poluir o ambiente para gerar energia.

  • Energia solar:

A energia solar é gerada pela radiação do sol e utiliza sistemas fotovoltaicos para captar a luz solar para transformá-la em energia.

  • Energia eólica:

Essa energia é gerada através da ação do vento porque movimenta hélices gigantes que movimenta turbinas geradoras de energia. Há empresas com mais de um método de geração, capaz de alimentar máquinas, iluminação e demais sistemas elétricos.

Conclusão

Principalmente no cenário atual, com a alta do petróleo devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, trabalhar com uma fonte de energia elétrica alternativa representa uma grande vantagem operacional. Pois, além de contribuir para a diminuição do custo de operação, resultando no aumento da competitividade de mercado, ela também contribui para a sustentabilidade e preservação do ambiente a ser usado por futuras gerações. Portanto, é notório o quanto vale o investimento em novas fontes sustentáveis.

Energia elétrica inteligente é com a Ledax

A Ledax é uma empresa especialista na geração de energia elétrica inteligente, mantendo o foco na economia e sustentabilidade.

Seus projetos favorecem indústrias e empresas de diversos setores na diminuição do consumo de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Venha conhecer a Ledax e conheça suas soluções de energia elétrica inteligente.

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!