É notório o quanto a luminária de LED é mais econômica e durável do que a lâmpada comum. Por esse motivo, o produto tem sido uma tendência no mercado. Estima-se que, o uso delas pode garantir uma economia de 60% ou mais no consumo de energia. No entanto, não há apenas benefícios econômicos, mas também sociais e ambientais ao adotarem atitudes como essa de eficiência energética. 

Neste artigo falaremos sobre os benefícios das luminárias de LED e como elas vêm contribuindo para empresas de diversos segmentos alçarem a eficiência energética.

Desejamos a você uma ótima leitura!

Como as luminárias de LED contribuem para a economia da empresa?

As luminárias de LED são compostas por diodo emissor de luz e é tal componente que permite uma maior eficiência do consumo de energia. E, para entender melhor como elas economizam energia, é importante conhecer o conceito de Lúmem e Watts.

O lúmem é uma unidade de medida para a quantidade de luz emitida pela luminária em todas as direções. Quanto maior o Lúmem, maior é a emissão de luz. Já o Watt mede a potência da lâmpada/luminária. Quanto maior a quantidade de Watts, maior é o consumo de energia.

Geralmente as lâmpadas comuns trabalham com baixa taxa de lúmens e alta de watts. Isso representa que ela está desperdiçando calor, sem converter todo o seu consumo de energia para prover iluminação. No caso das luminárias de LED, esse processo funciona ao contrário. Elas conseguem converter toda energia recebida em luz.

Em comparação com uma lâmpada fluorescente, que era uma das mais utilizadas em empresas, a lâmpada de LED possui 1 watt de potência equivalente a 2,5 watts da lâmpada fluorescente. Logo, as luminárias de LED apresentam mais eficiência na iluminação consumindo menos energia do que uma lâmpada comum.

Quanto ao custo, hoje o mercado já oferece luminárias de LED com preços bem acessíveis. Mesmo apresentando um valor maior em relação a uma lâmpada comum, o custo benefício alcançado compensa essa questão.

Continue sua leitura e veja os benefícios proporcionados como o uso de luminárias de LED.

Quais as vantagens das luminárias de LED para empresas?

A maioria das empresas buscam trabalhar com eficiência energética e foco na sustentabilidade. Afinal, o consumo consciente de energia supre as necessidades desses dois requisitos e as fazem estar dentro das práticas de eficiência energética.

É notório o quanto os projetos de iluminação inteligente estão cada vez mais requisitados, até porque o setor público é atualmente um dos mais trabalham na busca de uma energia mais limpa e econômica.

Arquivo Ledax

Arquivo Ledax

Considerando o grande papel que as luminárias de LED têm apresentado no mercado, conheça agora as principais vantagens de se utilizar esse tipo de iluminação em ambientes empresariais.

Economia

Como já mencionado, esse tipo de produto é mais econômico quando comparado a lâmpadas convencionais. Pois, além de ter um baixo consumo de energia, elas também são mais duráveis, com uma vida útil de até 70 mil horas.

Baixa manutenção

Por ter uma duração maior, as luminárias de LED dispensam manutenção frequente. Pois, a diminuição da necessidade de troca de lâmpadas evita a paralisação das atividades do setor.

Conforto visual

Com essa iluminação, principalmente em locais de baixa luminosidade e naqueles que necessitam de iluminação artificial constante, é possível manter o ambiente mais claro e com maior conforto visual, a qual capaz de contribuir para a redução de erros operacionais ou acidentes.

Menor emissão de calor

Por emitirem menos calor em comparação com as lâmpadas convencionais, as luminárias de LED favorecem a climatização do ambiente, principalmente aqueles mais abafados. Em alguns casos, os sistemas de refrigeração podem ser dispensados, considerando o baixo calor emitido por elas.

Segurança

As luminárias de LED são fabricadas de acordo com normas internacionais de segurança. Pois, elas não provocam superaquecimento, o que pode comprometer a rede elétrica. Afinal, o comprometimento da rede de energia pode ocasionar choques e aumentar a probabilidade de incêndios.

Baixa emissão de radiação

Outro fator importante, é a baixa emissão de radiação. Por não serem compostas por raios ultravioletas, elas não emitem calor em níveis que alteram a temperatura do ambiente. Por isso, essas luminárias podem ser usadas com segurança em ambientes com grande concentração de pessoas ou armazenamento de produtos especiais.

Preservação do meio ambiente

A matéria-prima utilizada para a fabricação das luminárias de LED não possui compostos tóxicos ou poluentes como o mercúrio, composto presente na lâmpada convencional. Essa substância emitida no ar prejudica não só a saúde da população, mas também o meio ambiente. Outro ponto interessante é o material que elas são compostas, porque pode ser reciclado e isso não só facilita o descarte como garante a diminuição do lixo do mundo, até porque, o produto pode ser reaproveitado.

Como vimos, esse modelo de iluminação é uma ótima solução para atender não só a economia operacional com a redução dos custos de energia, como também a responsabilidade da empresa referente à preservação do ambiente.

Para tanto, é interessante contar com uma empresa especialista em elaborar projetos luminotécnicos de qualidade antes de realizar um retrofit ou inserir novas luminárias em um determinado empreendimento. Para isso, sua empresa pode contar com os serviços da Ledax.

Com ampla experiência em energia inteligente, a Ledax é uma empresa de referência no mercado de energia do Brasil. E, hoje a empresa desenvolve projetos de iluminação voltados para eficiência energética e sustentabilidade de maneira gratuita.

Com a Ledax sua empresa pode aproveitar todos os benefícios das luminárias de LED.

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!