A maioria das pessoas estão familiarizadas com a geração centralizada de energia, porém este é um conceito relativamente novo e que tem se tornado popular por suas vantagens.

Neste artigo, será possível saber mais sobre sua definição, seu funcionamento e seus benefícios. Boa leitura!

 

O que é geração distribuída de energia elétrica?

Geração distribuída é um modelo em que a energia elétrica é gerada perto do local onde ela será consumida. E, isso pode ser feito usando um sistema solar fotovoltaico (PV), eólico, microgeração hidrelétrica ou outros métodos. Assim, como vantagem, existe a redução da dependência de grandes centrais elétricas, o aumento da eficiência do sistema elétrico e a diminuição das emissões de carbono.

Há dois tipos de sistemas para a geração distribuída de energia elétrica: os microgeradores e as minigeradores. 

Os microgeradores são dispositivos que geram pequenas quantidades de energia elétrica, indicada para consumo individual do usuário (autoconsumo). 

Já os minigeradores, atendem às necessidades de um grupo específico como uma empresa ou um condomínio, e requerem um espaço grande e plano para a instalação dos painéis solares. 

 

Por que a geração distribuída de energia elétrica está se tornando mais popular no Brasil?

A geração distribuída de energia elétrica é uma tendência em crescimento no Brasil nos últimos anos, visto que muitas pessoas estão em busca de alternativas para diminuir sua dependência da rede elétrica tradicional, principalmente pelo aumento da consciência ambiental e do custo pago por ela. Esta modalidade permite ao cliente produzir sua própria energia através de fontes renováveis, como solar, eólica ou biomassa. Além disso, ela também pode ser uma ótima opção para aqueles que moram em regiões isoladas ou possuem problemas na rede elétrica.

O número de brasileiros com o próprio sistema só tende a crescer nos próximos anos, à medida que mais pessoas se tornam conscientes dos benefícios desta tecnologia. Ademais, o país tem grande potencial para se tornar um líder nesse segmento, por apresentar um clima favorável e ter uma disponibilidade de recursos naturais de forma abundante.

 

Quais são as principais vantagens da geração distribuída de energia elétrica?

A geração distribuída de energia elétrica é uma solução para aumentar a eficiência, reduzir as perdas e melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, pode ser uma alternativa para atender suas crescentes demandas, capaz assim de proporcionar maior flexibilidade no sistema elétrico.

As principais vantagens da geração distribuída de energia elétrica são:

  • Aumento da eficiência do sistema elétrico: 

Ela pode aumentar a eficiência do sistema elétrico em até 30%. Isso se deve à redução das perdas térmicas e à melhora na qualidade do fornecimento de energia.

  • Redução das perdas de energia: 

Essa redução térmica ocorre durante o transporte e a distribuição da energia pelos cabos, podendo representar até a perda total. 

Com a geração distribuída elas são reduzidas, pois ela é mais próxima dos consumidores.

  • Melhoria na qualidade do fornecimento de energia: 

A geração distribuída de energia elétrica proporciona um fornecimento mais estável e menos suscetível às interrupções, pois não há dependência de um único ponto de geração. Ademais, também é possível controlar melhor o consumo de energia, a fim de evitar picos que podem causar problemas no fornecimento.

Ao observar a necessidade de mudar a forma de se produzir energia elétrica para reduzir custos e os impactos ambientais, pode-se concluir que a geração distribuída de energia elétrica é uma excelente opção para as empresas.

Energia elétrica inteligente é com a Ledax 

A Ledax é uma empresa especializada em soluções capazes de produzir energia elétrica de forma totalmente sustentável.

Seus projetos de alta tecnologia promovem a geração de uma energia limpa e com ótimo custo benefício.

Para a escolha de uma geração de forma inteligente, a solução é Ledax.

Gostou deste artigo? Diga o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!