Com as constantes mudanças climáticas, a procura por fontes que causam menos impactos no meio ambiente ao longo do ano ficaram mais intensas. E, uma delas é a energia fotovoltaica, a qual não apenas é sustentável, mas também não exige complexidade de implementação.

Continue conosco neste artigo para entender a relação entre as mudanças climáticas e o uso de energia solar. Boa leitura!

 

A contribuição da energia fotovoltaica para mitigação das mudanças climáticas

A crescente preocupação com as mudanças climáticas leva a um maior interesse na implementação de energia fotovoltaica. Pois, esses sistemas podem contribuir para sua mitigação de diferentes formas. 

Um dos benefícios principais da implantação desses sistemas é o fato deles não emitirem poluentes atmosféricos durante o seu funcionamento, sendo capaz assim de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. 

Os painéis solares também requerem menos água para operar quando comparados com outras fontes energéticas, por consumir uma menor quantidade de recursos naturais. Afinal, a energia é produzida a partir da luz do sol, e isso significa que emitem menos poluentes quando está em funcionamento. 

Além disso, os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em qualquer local capaz de receber luz, incluindo telhados de casas e prédios comerciais, parques solares flutuantes e até mesmo veículos automóveis elétricos, desde de que não tenha um sombreamento.

 

Alguns dos benefícios da energia solar 

Seus benefícios ambientais são evidentes, pois essa forma de geração de energia também oferece outras vantagens para a população e para as economias locais. Por exemplo, a tecnologia Solar PV (fotoelétrica) se tornou cada vez mais acessível nos últimos anos, e teve como resultado um aumento da geração de emprego nesta área.

Uma outra vantagem econômica para a sociedade é a redução dos custos com o consumo de energia, o que é ótimo para o orçamento. Outro ponto favorável, no caso de empresas e indústrias, é o favorecimento das iniciativas de responsabilidade social da instituição a favor do bem-estar da sociedade.

Portanto, o uso dessa fonte renovável preserva o meio ambiente e garante o bem-estar desta e das futuras gerações mitigando as mudanças climáticas.

 

Ledax é especialista em energia fotovoltaica

A Ledax é uma especialista em soluções de energia fotovoltaica de alta performance. Seus projetos oferecem geração de uma energia limpa e renovável para empresas de diversos segmentos.

Se procura especialistas em energia solar fotovoltaica, fale com a Ledax.

Gostou deste artigo? Diga o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!