Todo projeto luminotécnico visa uma iluminação estratégica em um ambiente com não só um bom desempenho, mas também com economia de energia. Vale ressaltar que, com a chegada das luminárias de LED foi possível deixar sua elaboração mais eficiente e ainda contribuir para a sustentabilidade.

No artigo de hoje vamos falar sobre a elaboração de projetos luminotécnicos com instalações assertivas de luminárias. Desejamos a você uma ótima leitura!  

 

Quais as vantagens de um projeto luminotécnico com luminárias de LED?

As luminárias de LED estão mais conhecidas no mercado, e com boa razão. Elas são extremamente eficientes, têm alta durabilidade e são capazes de atender a uma variedade de necessidades. Além disso, podem ser controladas individualmente, permitindo um maior monitoramento sobre a luz emitida. 

Os benefícios dessas luzes não param por aí, estas produzem pouco calor, o que permite fiquem aquecidas por longos períodos sem causar incômodo, sendo indispensável quando se trata de iluminação pública. Outra vantagem também, é a capacidade de ligar e desligar rapidamente, dessa forma facilita o uso destes dispositivos em conjunto. 

Ademais, essas luminárias também não emitem gases tóxicos que comprometem a atmosfera, como é o caso das incandescentes. Dessa maneira, contribuem para a segurança do meio ambiente. Sendo assim, mediante a essas vantagens, um projeto luminotécnico com essas soluções garantem maior eficiência e sustentabilidade.

 

Como elaborar um projeto luminotécnico com luminárias de LED?

Muitos arquitetos e engenheiros já perceberam as vantagens de utilizar luminárias de LED em seus projetos luminotécnicos, por serem mais eficientes energeticamente, economicamente e ainda oferecer uma iluminação mais brilhante do que as incandescentes ou fluorescentes convencionais.

Entretanto, para elaborar um bom projeto, é importante considerar alguns fatores-chave como os locais onde as luzes devem ser colocadas, altura da instalação, tipo de empreendimento, quantidade de eletrocalhas, layout do local, a fim de evitar sombreamentos, e entre outras informações. Portanto, contratar uma equipe especializada é a melhor opção para garantir um bom resultado. 

 

Tipos de luminárias de LED utilizadas em projeto luminotécnico 

Quando se trata de escolher as luminárias certas para um determinado projeto luminotécnico, há muitos fatores a considerar, desde o orçamento até às especificações do ambiente. E, a maioria são disponíveis nas cores branco frio ou quente, mas outras também podem ser encontradas. Além disso, elas são divididas em algumas categorias de forma de instalação: embutir, sobrepor, pendente, spots, painéis, gancho e entre outras. 

As luminárias spots, é aplicada para direcionar a luz, mas de uma maneira indireta, apenas para a valorizar algo, como frutas em hortifrutis em supermercados. Já os painéis, oferecem uma distribuição uniforme em áreas de superfície maiores, tornando-os ideais para iluminação geral em salas, escritórios ou outros tipos de estabelecimentos. Tanto os painéis como os spots podem ser implementados também de outra forma, afinal o cliente pode personalizar o seu estabelecimento.

Como vimos, esse tipo de luminária é versátil, econômica e sustentável, e pode ser usada em qualquer tipo de projeto luminotécnico e para elaborá-lo com alta eficiência, você pode sempre contar com a Ledax. 

 

Ledax é especialista em projetos luminotécnicos

A Ledax é uma empresa especialista na produção de luminárias LED e realiza gratuitamente projetos luminotécnicos para seus clientes.

A empresa investe sempre em soluções inteligentes e econômicas, sempre orientada ao foco na eficiência energética.

Elabore um projeto luminotécnico de alta performance com a Ledax.

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!